Blog, do CEI Maria da Glória Freire Lemos, criado para divulgar as práticas pedagógicas com pais e comunidade escolar.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Experiências
O Grupo do MGI CD se propôs na sala a uma experiência na qual chamaram de “Entendendo Quantidades". Foi apresentando a ideia de Conservação de Líquido, visualizada em recipientes de tamanhos diferentes. Organizados da seguinte forma: crianças das 2 turmas em meio círculo, na mesa 3 recipientes cilíndricos de tamanhos diferentes e água (200 ml). A profª Patrícia iniciou conversando sobre quantificação em diferentes formas “Quantos dedos tenho aqui? (mostra 2 na mão). E aqui?(mostra 5) Onde tem mais dedos nesta ou nessa mão??” com intuito de perceberem que há diferenças entre as amostras. Depois mostra 3 dedos em cada mão e pergunta “Onde tem mais dedos: nessa ou nesta mão?”, para que notem a permanência de quantidades. Em seguida usou exemplo na quantidade de cabelos nas tranças da profª e de algumas meninas, com o mesmo propósito acima exemplificado. Então, passaram à experiência proposta, com a ideia de Observar, Comparar, Constatar. A profª encheu o copo pequeno, mostrando a eles e em seguida, colocou a mesma água no recipiente médio, perguntando “Onde tem mais água: neste ou naquele?”. Todos falaram que o 2º estava com mais água... Devolveu ao copinho anterior, repetiu a pergunta e eles falam que “ali tem menos”... Voltou o líquido para o 2º e permanece a mesma ideia... Passou então para o copo mais alto e: claro, para eles ali ficou com mais água... Retornou então à amostra dos dedos e dos cabelos, para que lembrem que em alguns casos, a quantia se mantém... Novamente voltou à amostra da água e, foi então que a magia aconteceu... Uma das crianças fala “tem a água igual, porque no copinho fica cheinho...” A professora percebeu o comentário e pediu que ela repetisse pra turma, mostrando a turma que o “copinho fica cheinho”, os outros 2 ficam com a “água igual do copinho”, mas é a mesma água, não é mais água no copo grande... pedimos a uma a criança que viesse repetir o processo e desta forma, verificaram novamente a quantidade indo e vindo dos recipientes, nem mais, nem menos. A seguir, algumas imagens do desenvolvimento:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário