quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Projeto Minha Família - MGIIA

 Nesse mê a Professora Gizelda trabalhou com sua turma o Projeto "Minha Família" que tem como objetivo levar as crianças a identificar os componentes que formam a família, conscientizando-os sobre a importância do carinho e da união entre os familiares entre outros.
Para finalizar o projeto a professora recebeu os familiares na Escola para realizarem uma atividade junto com as crianças.
O resultado não podia ser melhor....Todos aproveitaram para criar, imaginar e se divertir aqui na Unidade..





Estimulação no Berçário I

O desenvolvimento das crianças do Berçário I acontece principalmente em torno da estimulação por isso faz se necessário um projeto de estimulação motora, cognitiva e emocional, pois nessa fase as crianças estão descobrindo o mundo através das interações e estímulos, este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição, paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios. 

 Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades de uma forma mais natural”. Neste sentido todo o processo de estimulação visa a possibilitar a criança independência, autoestima, construindo autonomia e segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu crescimento e desenvolvimento.














quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Bebês são capazes de aprender muito

Bebês são capazes de aprender muito
Para isso, precisam ser estimulados e desafiados a encarar novas vivências

Pouca gente sabe que essa turminha, apesar de muito nova, aprende o tempo todo, entende boa parte do que dizemos e faz coisas sozinhas. Basta dar oportunidades e desafios.
Jean Piaget(1896-1980) já dizia que o indivíduo, chamado de sujeito epistêmico, nasce com a capacidade de estabelecer relações por meio das quais desenvolverá seu conhecimento.

Cabe ao adulto criar situações e dar espaço para que os pequenos tenham oportunidades de se expressar, pois toda interação no ambiente escolar é um ato de ensino- inclusive situações que reforçam o vínculo entre adulto e bebê- e uma vivência para a aprendizagem. Eles precisam ser respeitados como qualquer ser humano, e não serem tratados como bonecos, que só devem estar limpos, cheirosos e bem alimentados. Não se trata de abandoná-los à mercê de suas vontades, desamparados, e sim de investir em um trabalho que valorize o desenvolvimento da autonomia, é necessário investir na observação atenta e registrar as descobertas relevantes de cada um.