O desenvolvimento das crianças
do Berçário I acontece principalmente em torno da estimulação por isso faz se
necessário um projeto de estimulação motora, cognitiva e emocional, pois nessa
fase as crianças estão descobrindo o mundo através das interações e estímulos,
este mundo é dominado pelas sensações trazidas pelo tato, visão, audição,
paladar e olfato e todos estes momentos tem sabor de descoberta que podem ser
enriquecidos pelo professor que criará espaços e desafios.
Segundo um artigo da Revista Guia Prático para professores de
Educação Infantil: “As crianças são seres em construção, maleáveis nas suas
capacidades e com uma inteligência que pode expandir à medida que é estimulada
pelo ambiente. Quando se estimula uma criança, um leque de oportunidades e de
experiências se abre a ela, fazendo explorar, adquirir destrezas e habilidades
de uma forma mais natural”. Neste sentido todo o processo de estimulação visa a
possibilitar a criança independência, autoestima, construindo autonomia e
segurança para que ela possa enfrentar novas experiências que resultarão em seu
crescimento e desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário